Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O efêmero sobrevivente e o verdadeiro expoente - a gestão por competência

Em plena era do conhecimento, os métodos de gestão adotados pelas empresas continuam insistindo em estruturas organizacionais com foco na área de aplicação em detrimento de um melhor aproveitamento do estoque de conhecimento que elas, sem saber ou pelo menos sem dar a devida atenção, detêm. Dessa maneira, prossegue a tendência de organização das áreas meio, por exemplo, na forma "a área 1 atende às demandas da área A e a área 2 atende às demandas da área B".

A estrutura organizacional hierárquica tende a incutir nas pessoas que detêm cargos a ilusão de poder sobre seus subordinados. Na era do conhecimento, entretanto, esse tipo de poder vem perdendo espaço. À medida que as gerações passam, o poder do conhecimento adquire maior importância, fazendo com que as pessoas o respeitem cada vez mais e o busquem com cada vez maior dedicação, dando menor importância ao aparente poder que cargos provêm.

Em um modelo organizacional altamente hierárquico, pessoas dotadas de poder advindo de cargos se apegam ao fato de que seus subordinados estão à sua mercê, e devem fazer tudo aquilo que mandarem. Porém, cresce a postura, especialmente nas gerações mais novas, de que tais ordens devem ser analisadas, para saber se vale ou não a pena segui-las, em detrimento de qualquer que sejam as consequências, trazendo um dinamismo maior às estruturas de trabalho.

Na gestão por competência, as relações hierárquicas se enfraquecem, dando lugar à oportunidade de aproveitar o estoque de conhecimento da empresa, alocando pessoas em atividades de acordo com sua competência e interesse. Adquire-se assim um diferencial competitivo importante, com base no conhecimento especializado e na motivação, o que desloca a ênfase dada ao formalismo processual para o valor pessoal. Nesse modelo, não importa mais que área atende a que área. Projetos são elaborados e desenvolvidos por equipes dinâmicas e competentes. Constituem-se grupos especializados, com liderança devidamente capacitada no conhecimento, de modo a grandemente aumentar as chances de sucesso.

Esse cenário, infelizmente, ainda não se mostra como realidade na maioria dos ambientes empresariais. Aqueles visionários que conseguem enxergar o potencial do conhecimento aliado à motivação tirarão grande proveito, o que lhes permitirá passar de efêmeros sobreviventes a verdadeiros expoentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário